6 de jan de 2014

Os Cinco Elementos

Já há algum tempo, tenho pensado nos cinco elementos: o fogo, a terra, a água, o ar.

O quinto ainda é uma incógnita, e dizem que é o espírito.

Não sei... acredito que é algo que tenha a ver com o tempo.

O fogo tem a cor vermelha e é considerado um símbolo na maioria das religiões, sendo representado por velas, pela luz do Sol.


Na Mitologia, as salamandras representam o fogo, porque acreditam que são imunes a ele.

Na Psicologia é associado à transformação e à superação de obstáculos.

Ele possui características opostas às da água, como o calor, a energia e a expansão.

Como a luz provém do fogo, acreditam-se que tenha sido o primeiro elemento criado.

Estou reunindo tecidos e linhas vermelhas, alaranjados e amarelos fortes para representar este elemento. Mas ainda não comecei a fazê-lo.

A terra, dizem, foi o último elemento criado, pois como sua principal característica é a solidificação, ela integra em si o fogo, a água e o ar.


A terra tem a cor amarela e se associa ao planeta do tempo, o Saturno.

Também é um símbolo sagrado em algumas religiões.

E está relacionada aos limites do espaço, do peso e do tempo. E também à vegetação. Já trabalhei o elemento terra. E apesar de ser caracterizado pela cor amarela, escolhi o verde porque joguei neste elemento toda a força da vegetação, que é nossa fonte de vida. 

Então, para chegar no que eu quis trabalhar, considerei a luz do amarelo, do Sol e da energia que cerca tudo isso e incide sempre, total e completamente no verde que temos.

Vejam o que fiz: estes foram os tecidos que eu escolhi, mesclando o verde da vegetação com o amarelo da luz e o azul do céu.


Tudo junto e misturado.
Neste formato, para representar o etéreo contido em tudo isso.


 Aqui a peça já está quiltada (3 camadas têxteis presas com uma costura) e abaixo eu mostro para vocês a parte de trás:


Conservei o verde.

Coloquei no pano de fundo um tecido verde nacional bem escuro que eu quiltei com linha verde bem clara, que eu costumo chamar de neon.
Ficou como eu queria.

A água também é considerada por alguns como um símbolo religioso sagrado, purificador, sendo usado inclusive em batismos.


Tem várias representações:  
Yemanjá, a rainha do mar; 
Netuno, o rei dos Mares...

Também representada pelo triângulo com a ponta voltada para baixo.

Na Astrologia, rege o planeta Terra, e cobre 71% de sua superfície.

A Terra é o planeta água. 
Muito ambíguo isso.
E nós, tão ambíguos quanto a Terra!

O corpo humano imita o planeta e traz em sua constituição orgânica 75% de água. 

Este elemento rege os signos de Câncer, Peixes e o meu: Escorpião.

Para os chineses rege os signos do Cão, do Porco e o meu: o do Rato.

É representada pela cor preta.

O animal que a simboliza é o tigre branco.

Tem o Norte como direção.

Também é simbolizada pela lua crescente, prateada.

Opostamente ao fogo, traz em si o frio e a retração.

Na Mitologia é representada pelas sereias, hidras e cavalos marinhos.

Eu também já trabalhei este elemento.
Desconsiderei que o preto  é a cor que o representa e escolhi o azul, de que gosto tanto! 
Aliás, verde e azul são cores maravilhosas para representar as águas.
Alguns detalhes do que fiz, nas fotos abaixo.


Na foto abaixo, a representação do movimento das águas, feita com tecidos...


E abaixo, os mesmos movimentos trabalhados no quilting.


E como eu não poderia deixar de lado, aí embaixo vocês podem ver o triângulo com a ponta virada para baixo, uma das simbologias deste elemento.


O ar, no zodíaco, rege Libra, Aquário e Gêmeos.
Na Alquimia aparece no triângulo voltado com a ponta para cima, e cortado com um traço horizontal.


Também considerado um símbolo religioso sagrado, é representado por incensos, anjos ou por uma pena.

É simbolizado pelo círculo azul e acreditam-se que tenha sido o terceiro elemento a ser criado, intermediando o fogo e a água como se representasse o equilíbrio, a neutralização, ao mesmo tempo que rouba deles o calor e a umidade.

Na Astrologia rege Libra, Gêmeos e Aquário.

Na Mitologia é representado pelas fadas, os elfos e as serpentes do mar.

O quinto elemento, considerando-se que seja o espírito (o que não e sabe ao certo), ou a luz astral, representa toda a origem do Universo, sendo diferente de tudo o que ele contém.


É representado pelo Ovo Negro e considerado o elemento que deu origem a todos os outros, e a tudo o que existe, existiu ou existirá no Universo.

É a chave para todos os segredos...

Estou trabalhando nesse, atualmente.
Escolhi as cores roxas, violetas...
mas ainda não tirei fotos.

Assim que tiver alguma coisa, coloco pra vocês.

Pensar nestes 5 elementos rende.
E foi pensando em quanto isso poderia render não apenas para mim, mas para tanta gente talentosa mundo afora, que montei novo grupo de pessoas que queiram trabalhar com esta ideia.

Fiz alguns convites mas, faltam alguns, assim como uma lista de pessoas a quem temos de presentear no Natal e que sempre esquecemos... pessoas importantes.

Então, resolvi compartilhar tudo isso aqui no meu Blog, para que mais pessoas pudessem saber e participar da próxima exposição, dado que ela é aberta para quem quiser entrar.

Há um grupo no facebook onde estamos compartilhando nossas pesquisas e idéias.

Se você quiser fazer parte deste projeto, entre em contato comigo no facebook, aqui ou no meu e-mail (maria.cecilia.mora@gmail.com).

Os trabalhos devem ser entregues em dezembro de 2014 e devem conter, obrigatoriamente, linhas e tecidos em sua composição.

Vale tudo: qualquer tamanho, qualquer linguagem, qualquer técnica, desde que estejam dentro da temática e exigências acima.

As exposições ainda não estão marcadas, mas acontecerão em 2015.

A todos vocês que seguem meus posts, meu abraço carinhoso.


Obrigada a todos!!!


Postar um comentário