1 de jul de 2009

Mega Artesanal 2009





Aconteceu, na primeira semana de julho, a Mega Artesanal.

A nona edição de uma das maiores feiras de Arte e artesanato do país funcionou das 11:00h às 19:00h durante todos os dias, exceto no sábado, que foi até 17:00h.
A Feira vem acontecendo nos últimos anos no Centro de Exposições Imigrantes, na Rodovia dos Imigrantes, à altura do 1,5km.
Um local amplo, de fácil acesso e com toda a infra-estrutura necessária para receber um evento deste porte.
Houve transporte gratuíto da Estação Jabaquara do Metrô até a Feira durante todos os dias.
O Centro de Exposições Imigrantes possui um amplo estacionamento, inclusive com área para ônibus. Os ônibus pagaram R$50,00 e os carros de passeio, R$20,00.
Menores de 12 anos nunca entram e maiores de 60 anos sempre pagam a metade do ingresso. Este ano foi vendido a 8 reais, tal como ano passado.
O primeiro dia é sempre dedicado apenas e tão somente ao logista. Este ano foi dia 30 de Junho.
A Feira trouxe Mostras e Exposições temáticas, prêmios, lançamentos, apresentações de artistas e artesãos, shows para quem aguardava na fila o momento de ingressar no salão do evento, sorteios, palestras, cursos, performances, e muitas outras coisas. E mostrou, com simplicidade, qualidade e organização, que o artesanato é uma das vertentes da Arte.
As estruturas e vitrines montadas pelos logistas estavam muito bonitas e as lindamente decoradas.
Este ano a Mega Artesanal contou com a presença de grandes personalidades da Arte brasileira.
Estiveram lá e foram homenageados o maquetista Adhemir Fogassa



e o artista gráfico Elifas Andreato,



duas pessoas de grande importância para a arte e cultura do nosso país.
Ambos são sinônimos de sucesso. E a presença deles estimulou artistas e, principalmente, artesãos, incentivando-os a atuarem usando ao mesmo tempo técnica e criatividade em seus trabalhos.
Os artistas foram homenageados com uma Mostra de Patchwork, com releituras de alguns de seus trabalhos feitos com paninhos.
Paranaense de 54 anos, Adhemir Fogassa é destaque mundial na arte de transformar grandes obras arquitetônicas em maquetes.
A Mostra de Patchwork foi muito visitada e prestigiada. Elifas Andreato foi um dos visitantes ilustres da II Mostra de Patchwork e Arte Têxtil e surpreendeu com sua simplicidade, humildade e simpatia.
A Mostra foi realizada com o apoio da WR e a curadoria da Uniart Brasil...



... A Uniart Brasil é formalizada em três artistas têxteis: eu...



...Maria Henela Lynch Steed e Tânia Aprile.



(Maria Helena no fundo, Aprile à esquerda).

Estiveram presentes expositores dos mais variados.
Destaque para a Brinquedo Vivo e também Kátia Susana Modry Ateliê, assim como outros representantes de tecidos e de materiais diversos para Patchwork.
Destaque, também, para a presença do
Postar um comentário