29 de mai de 2009

Batik




Fazer Batik é uma arte que começou na Indonésia .
As princesas e as grandes damas das cortes desenhavam e criavam as suas marcas e os seus símbolos de realeza ou de família e as escravas executavam o trabalho de tingimento, que na época era muito difícil porque só se podia pintar com uma tinta de cada vez e era muito trabalhoso.
Elas pintavam na seda e usavam tintas que vinham das plantas nativas.
"Batik" ou "Ambatik" é um nome javanês (de Java) que significa "desenhar, escrever".
Antes de Cristo já faziam batik. Usavam a impressão no tecido para mandar recados.
O Batik é um tipo de pintura.

Primeiro é pintado o contorno ou os detalhes, com cera derretida. Depois é só completar o desenho com as cores desejadas. Onde estiver a cera, a tinta não vai pintar o tecido. E onde vão as tintas aparecem umas ranhuras parecidas com o craquelê. Isso é bem característico do Batik.
O contorno do desenho, feito com a cera derretida, é feito com um lápis/pincel que tem uma bolinha pra cima da ponta que serve de recipiente pra cera derretida.



À medida que você vai desenhando, a cera derretida vai descendo e colando no tecido. Se eu não me engano ele é vendido aqui em São Paulo, na Casa da Arte.
Mas a indústria já inventou uma caneta chamada chamada Q-Wax Batik que é super prática e evita todo esse processo de derretimento da cera.
Mas eu nunca fiz com ela. Só vi no You Tube um rapaz fazendo batik com ela. Super legal. Deve ser caríssima! Rs... Da Colorama.

Hoje em dia tem gente que usa parafina com cera, pra baratear o custo.
As cores "amarelo, magenta, cian e preto" são imprescindíveis para fazer o Batik. Sem elas ficam faltando cores e com elas você pode conseguir uma variedade enorme de cores e matizes.
Depois de pintar tudo, a cera é retirada mergulhando-se o tecido pintado por diversas vezes em água fervente. A cera escorre do tecido e cai na água quente. Quando toda a cera sair, é só lavar bem em água corrente. Mas é importante que não fique cera no tecido.
É extremamente trabalhoso mas o resultado é maravilhoso.
Quando quiserem fazer batik, andem por aí. Há muitas professoras boas ensinando esta técnica maravilhosa e viciante.

Achei uns batiks maravilhosos no Google. Vejam as fotos abaixo, que lindas.
Se quiserem saber o endereço delas é só clicar nelas e depois em "Propriedades". Aparece o URL, que é o endereço de onde elas estão. Aí vocês podem dar mais uma pesquisada onde se interessarem mais e a gente não arruma encrenca com os direitos autorais, certo?
Um beijão. Especialmente às minhas duas seguidoras queridas.









































































Postar um comentário