30 de jan de 2009

Bordar com Fitas

Sempre que começarmos um trabalho de fita devemos prender as duas: a fita na agulha. Há duas formas de fazer isso. Vejam uma delas:


Como dar um nó na fita, para iniiciar um trabalho? O vídeo abaixo mostra isso. Eu, particularmente, não uso nó. Ao iniciar meu bordado de fitas prendo uma parte dela, no avesso, com um mini alfinete e, no final de tudo, com uma agulha e linha costuro uma fita na outra, para que não desmanchem. Escolha você a forma que achar melhor.



Mas se você não quer dar nó nem prender a fita no avesso com alfinetinho pode usar um outro método: prender a parte de trás da fita ( do avesso) no próprio ponto que estiver fazendo. Veja o vídeo.




Às vezes as fitas podem estar amarrotadas. Antes de iniciarmos um trabalho é necessário que as passemos a ferro. Precisamos passá-las, também, depois que as tingimos. Veja no vídeo abaixo como fazer isso, sem deformar a fita.



No vídeo abaixo, um ponto que pode ser usado como folha, como matinho ou como complemento de qualquer bordado de fita. É um dos mais básicos e dá para variar bastante com ele.



No próximo vídeo, o ponto correntinha feito com fita. Nos outros vídeos vai ver algumas variações dele.


No vídeo abaixo, uma das variações do ponto correntinha. Você também pode usá-lo para folhinhas e florzinhas. Outra variação dele.Ela dá duas laçadas. Você pode variar não dando nenhuma, dando uma ou inventando outra coisa. Veja que lindinho.


No vídeo abaixo você aprende a fazer um botão de rosa com duas cores de fitas. Fica muito lindo. O vídeo é de Di van Niekerk e é o mesmo ponto feito no vídeo acima. Outra variação do mesmo ponto. Insisto muito nisso para você ver que, na verdade, os pontos são sempre os mesmos: para linhas, para fitas. O que muda é o material que você usa e as variações de tamanho, volume e laçadas que pode dar.


No vídeo abaixo você vai ver um tutorial de uma rosinha feita de fita que usa uma combinação de pontos básicos. O efeito fica muito lindo.


Uma spider rose

No vídeo abaixo você vai ver uma das flores mais tradicionais feitas com fita. Ela tem vários nomes por aí e um deles é rosa teia de aranha


No vídeo abaixo você aprende a fazer uma florzinha muito lindinha, alinhavando uma das extremidades, aos poucos, e enrolando devagar a fita. O final sempre é uma bela surpresa. Na finalização, missanguinhas para dar ainda mais formosura. O vídeo é de Di van Niekerk
allowfullscreen="true" width="425" height="344">

No vídeo abaixo, uma das mais tradicionais florzinhas bordadas com fita: a florzinha de fita torcida.Um lembrete: toda vez que você a fizer é necessário que sempre prenda o meio dela, para que ela fique firme e não desmanche. Isso pode ser feito com linha da mesma cor, nozinho francês ou missanguinha.


Veja como se faz um nó francês com fita.


No vídeo abaixo você aprende a fazer uma flor de nó francês, com miolinho de missanga.


No próximo tutorial, outra florzinha clássica de fita que não precisa prender o meio.
É dada uma laçada, no começo do ponto, e esta laçada vai ser como se fosse um nó francês, que prende a flor.
Eu faço muitas variações com ela e todas ficam lindas.
Depois que você faz a laçada e vai alinhavando a própria fita, esse alinhavo pode variar. Você pode seguir com ele por vários lados; sempre reto; alternando os lados esquerdo e direito e assim por diante. Dependendo de como o fizer, a florzinha assume formatos diferentes. Experimente fazer. É uma viagem!
Ah... e assim como algumas outras, essa você também deve prender o centro. E atente na hora em que estiver puxando a fita para baixo. Se você se empolgar e puxar tudo, não sai flor. Rs....Veja o vídeo. No vídeo ela termina com nozinho francês no meio, pra prender bem.


Veja outra variação do ponto acima. Ela dá 2 laçadas, uma de cada lado e, depois, só entra pelas extremidades. Observe.
** Eu acho bárbaro ela desmanchar a segunda florzinha e fazer de novo. Rs...


Abaixo, um vídeo comercial com trabalhos lindos de fitas.
Podem lhe servir de inspiração, assim como serviram para mim.
Infelizmente não conheço aqui em São Paulo alguém que importe esses vasinhos maravilhosos.
Tenho feito os meus trabalhos com vasos dourados ou metalizados de tecidos especiais, aplicados com virada da agulha. Veja o vídeo.


Outro vídeo maravilhoso, mesmo sendo comercial. Os vasos que eles vendem são linnndos! Ai que vontade que dá! Rs... vejam. Os trabalhos são belíssimos.


Mais um:


Como fazer uma rosinha dobrada na mão. Depois de fazê-la é só costurá-la por baixo, para prendê-la.
Postar um comentário