1 de nov de 2008

Felting

O Felting (inglês), Filzen (alemão) ou Feltagem, também conhecida como Feltragem é uma técnica artística na qual se usa como matéria-prima a lã 100% pura. Lã Merina (de carneiro). A técnica consiste em esculpir, modelar, dar forma. São usadas agulhas especiais para a modelagem, esponjas (opcional), sabão de oliva (ou sabão em pó), tintas e muita criatividade.
A lã feltrada pode ser usada como acessório de vestimentas, de decoração, de trabalhos artísticos e muitos outros.

Eu já fiz esta técnica e me apaixonei por ela.
Vejam meu primeiro trabalho:



Aqui eu coloquei uns canutilhos azuis com tons metálicos levemente esverdeados. É incrível como sempre achamos materiais diferentes que se completam e se integram na cor e na textura, não é mesmo?


Adoro colocar bordados nos meus trabalhos.
Como não poderia deixar de ser, coloquei uns rococós azuis misturados a uns nozinhos franceses nesta ponta do meu trabalho.



Em tom furtacor, muito brilho nas minhas lantejoulas quadradinhas.
No centro delas, uma missanga azul.
E no fundo, risquinhos que eu bordei com a linha nova da DMC (caríssima), que tem efeito de jóia.


Num canto onde não chamaria muito a atenção de um olhar, um bordado abstrato em pedrarias.
De anônimo, este canto passa a ser, no mínimo, interessante.
Brilhos misturados entre si, de diferentes texturas: linhas, pedrarias, Angelina Fiber... tudo acolhido pelo fundo sem brilho do Felting. Juntos são uma verdadeira canção.
Ganhei estes 3 tons de Angelina Fiber da minha amiga do coração Ada Ritter, já tão conhecida entre vocês que costumam ler as revistas de Patchwork da Minuano. Vieram da Alemanha. A irmã dela trouxe de lá. O mundo em meu trabalho.



Lá no fundinho, um caminho de missangas, bem escondidinho, pra quem olha mais de perto.
Surpresas pelos caminhos...igual a vida da gente.



Tule verde. Coloquei por sobre o brilho da Angelina fiber.
Acho muito legal brilhar por dentro e por fora. Igual a gente....


Adorei este fio. Ele é furtacor metálico e me chamou muito a atenção quando o vi na primeira vez. Conclusão: comprei e logo o usei aqui. É lindo.


Meu bordado! Não consigo fazer trabalho sem bordado.


Ganhei esta pedra da Aprile, uma amiga e artista têxtil. Ela adora fazer Releitura de Obra de Arte. E as que faz ficam lindas!
Este é um trabalho cheio de amigas.


Ganhei este tecido da Didi, a Edi Cavazani. Era um retalho que virou uma flor.
Mas... não consegui fazer parecer com a flor que eu imaginava.
Acho muito difícil concretizar as idéias que simbolizo na mente. Isso também acontece com vocês? Na minha cabeça elas são lindas. Mas torná-las reais é sempre um grande desafio.


Pré acabado.
Acabei e ficou assim. Mas sabe quando vc olha e não gosta? Então! Não gostei. Aí, neste momento, sabia que ainda não era o fim.
Faltava alguma coisa.
Faltava eu gostar.
No fundo de todo o trabalho, pequeninas missangas...brilhos...presença...



Pronto! Achei algo que faz minha flor se parecer um pouquinho mais com aquela que eu idealizei. Com estas folhinhas os olhos que olharem vão perceber a idéia que eu quis dar pra este pequenino pedaço de pano.
Agora eu olho e fico satisfeita.
Agora eu gosto.
Acho que agora o trabalho chegou ao fim.



Coloquei esta borboletinha para dar alegria.
Ganhei-a da ABPQ (Associação Brasileira de Patchwork e Quilting).
Cortei um pouco as anteninhas que achei muito compridas e bordei um canutilho de pedraria no corpinho dela, para haver brilho.



Pra quem olha de perto é fácil ver minha flor em 3D. Mas para vocês que olham a foto, não conseguem ter idéia.
Fiz esta foto para que vocês pudessem ter a idéia de que a flor é em relevo.


Estas pedras ganhei de minha mãe amada e adorada.
Ela anda por aí e, quando vê alguma coisa diferente, traz pra mim.
Abençoada!


Neste canto do meu trabalho, mais bordados.
Uma composição que fiz, misturando bordado com linha e pedraria.
Amo bordar.


Terminei este trabalho com Patchwork.
Fiz uma borda verde, saindo do Felting, e depois uma azul, continuando.
Ambos nos tons da lã Merino.
Quiltei à máquina e achei muito legal. Mas não fotografei. Minha máquina quebrou.

Os trabalhos de Felting ficam maravilhosos e é uma ótima pedida para fazer e dar presentes de última hora.
Também pode ser associada a outras técnicas de arte têxtil e a combinação pode resultar em trabalhos inovadores e singulares.

Denise Meneghelli é uma das mais destacadas profissionais brasileiras na área de Felting.


Conheci-a pessoalmente na Feira Mega Artesanal de 2008, onde fazia demonstrações de como incrustrar a lã Merino na seda pura. Fez coisas lindas. Ela é linda!
Inclusive, sei que ela vende todo o material com que trabalha suas diferentes ténicas no atelier dela, em São Paulo. Ela também pinta em seda. Mas adoro o que ela faz com a lã Merino e a seda. Bárbaro vê-la feltando.
Lançou um livro sobre o tema, recentemente e é maravilhoso. Foi lançado logo depois da Mega Artesanal ao custo de 60 reais. Tive a oportunidade de folheá-lo e o achei espetacular. Com certeza está na minha lista de aquisições. As fotos são lindas, os projetos são bárbaros e vem tudo muito bem explicadinho. Segundo publicidade,
"É o primeiro livro nacional sobre Feltragem. Tem 96 páginas. Na introdução há um texto que explica sobre a história da lã Merino e o processo do Felting, além de descrever materiais utilizados e 20 projetos de feltragem plana e em seda, de fácil execução. O livro ensina técnicas de feltragem molhada, com sabão de oliva e feltragem a seco, com utililização da agulha especial de feltragem. Bolinhas de lã feltrada, decoração e moda, desenhos modernos e combinações de cores harmoniosas."





Abaixo, um vídeo que mostra denise feltando.


Há um outro tipo de Feltagem, muito mais trabalhosa e artesanal, que é feita com Agulha. Chamam-na de Needle Felting.
Pode ser feito à mão ou à máquina.
A lã merino é trabalhada com a ponta da agulha, de forma que os fios entrelacem entre si e formem esculturas maravilhosamente encantadoras.
Abaixo, um tutorial da técnica feita à mão.


Trouxe uma seqüência de vídeos pra vocês que mostram um tutorial de um boneco todo esculpido com Felting de Agulha.
Tenho certeza de que, assim como eu, irão achar uma preciosidade.

No vídeo abaixo vocês vão ver como´são feitas as mãozinhas.
Infelizmente não é possível postar o boneco todo em um único vídeo.
Mas, quando virem a todos, sei que terá valido à pena.
Espero que tenham um pouquinho de paciência e que acompanhem direitinho a aula e tirem muito proveito dela.


Atualmente existem materiais mais sofisticados e industriais que fazem esta técnica. Entretanto, quando a técnica é totalmente artesanal os resultados são simplesmente maravilhosos.
A lã de carneiro pode ser pintada da cor que você quiser.
Com uma tinta especial, de seda a vapor fica maravilhoso.
Mas pode ser com outra, de tecido, também.
É um material caro mas os resultados são muito lindos.
Continue acompanhando o vídeo para aprender mais sobre a técnica.


No próximo vídeo, o bonequinho continua a ser criado.


Vejam como fica lindo o bonequinho. E como é bem articulado


Há um outro tipo de agulha usado para fazer o Felting de Agulha à mão. Aqui no Brasil, em São Paulo, esse material pode ser encontrado na Paulínia. Inclusive, a Dóris Teixeira, uma das minhas musas, têm estado lá com freqüência, dando aulas de como usar esse material usado para fazer esta técnica. Ensina, inclusive, como fazer na máquina Bernina, que já tem esse pé como acessório.
Vejam, então, um vídeo de Felting de Agulha à mão. Aliás, no vídeo são usados os dois tipos de agulhas: o aparelho que reune algumas agulhas e a agulha única.



O Felting de Agulha também pode ser feito na máquina e também fica muito interessante.
No vídeo que eu trouxe vocês vão poder ver como se faz isso. O tutorial mostra o uso da máquina Bernina e o pé utilizado nesta técnica. Ele tem 5 agulhinhas embutidas que vão amassando a fibra e compondo o trabalho de Felting.
Como podem perceber, nenhuma linha é usada nesta técnica. Portanto, quando é feita na máquina não é colocada linha nem na bobina nem na agulha.
Muito interessante, não é?


No vídeo abaixo podemos ver uma artista trabalhando.
É maravilhoso vê-la compor, trabalhar com as cores e feltrar tudo num trabalho maravilhoso.
Vejam.


Neste outro vídeo, abaixo, como fazer uma bolinha de Felting, bem redondinha, de duas cores, só enrolando, sem usar agulha.
São muito usados para enfeitar bolsas e nas bijouterias.
No final do vídeo, inclusive, uma pequena mostra de onde podemos empregar as bolinhas.


No vídeo abaixo, Pracownia Samograj compõe uma linda paisagem, simplesmente feltando.
Feltando com graciosidade e competência.
O problema é que o vídeo não mostra o resultado. Que raiva! Rs... Fiquei com gostinho de "quero mais".
Queria ter visto a paisagem que ela compôs.


E mais bolinhas...quer dizer...bolonas! rs...


E neste último vídeo, a professora Elaine mostra como fazer Feltragem numa bolsa de crochê.
É muito interessante.
Na verdade é bem diferente da técnica do Felting, mas não deixa de ser um complemento à todas as informações que pudemos ter com todos estes vídeos acima.


Gostaram?
Esperam que sim.
Postar um comentário